Os testes de qualidade são fundamentais para garantir o funcionamento adequado das motobombas, assim como a confiabilidade e a segurança.
(Luiz Carlos Medaglia Haesbaer – Qualidade e Assistência Técnica)
Com o acesso à informação através da internet, o consumidor se tornou mais exigente, passando a ter uma expectativa muito elevada em relação às empresas e seus produtos e ofertas. Some a isso os avanços tecnológicos e as responsabilidades cada vez maiores que tem os fabricantes pelos produtos que colocam no mercado, responsabilidades essas que vão desde o dever de segurança (impedindo eventuais acidentes de consumo) até as questões de sustentabilidade.
Considerando esse cenário, torna-se fundamental que as empresas tenham um controle de qualidade rigoroso, para que possam garantir a qualidade do produto fabricado, seu bom desempenho e um menor impacto ambiental.
Aqui na FAMAC isso não é problema! Vem ver como fazemos para garantir que o melhor produto chegue até os nossos clientes!
As motobombas produzidas pela FAMAC são desenvolvidas para atender as mais severas condições de uso. Para isso, desde a concepção do produto são consideradas as exigências requeridas em cada etapa da vida do produto, visando garantir que a motobomba fabricada esteja em linha com as expectativas dos clientes.
Pensando nisto, a FAMAC implementou um novo conceito de produção em módulos, de forma a garantir que 100% dos produtos fabricados sejam submetidos a testes para verificar a estanqueidade da bomba, o isolamento do motor, a corrente de fuga do motor (Hi-Pot) e a potência, assegurando assim a conformidade e o perfeito funcionamento da motobomba.
Não é ótimo ter a certeza que o produto que você está comprando passou por todos esses testes? Esse é um dos motivos pelo qual a confiabilidade é uma das marcas registradas das motobombas da FAMAC!
Além dos testes realizados nas células de produção, em nossos laboratórios testamos a performance da motobomba em diferentes condições de operação, como por exemplo, com diferentes níveis de carga, vazão ou pressão, permitindo simular os mais variados tipos de aplicação. É por meio desses ensaios que saem as curvas de desempenho hidráulico de cada um dos modelos de bombas que fabricamos – e olha que são muitos: mais de 700 modelos e suas variações de potência, diâmetro de rotor e número de estágios. É força de motobomba!
Tudo isso é possível porque nos laboratórios temos equipamentos e instrumentos de medição, como medidores de vazão, sensores de pressão e, claro, um software para análise dos dados coletados durante os ensaios. Seguimos também procedimentos dedicados à análise e avaliação do desempenho das motobombas. Desta forma podemos garantir a confiabilidade dos ensaios realizados e a qualidade dos produtos oferecidos aos clientes.
Também podem ser realizadas análises de falhas em produtos que apresentem algum tipo de problema, dando suporte às áreas da Engenharia, Produção, Qualidade e Assistência Técnica na obtenção da causa raiz destes eventuais problemas, em qualquer fase da vida da motobomba. Testes de vibração realizados com sensores devidamente instalados podem detectar desalinhamentos ou desbalanceamento no sistema e testes de fluxo do líquido bombeado permitem detectar vazamentos, problemas de montagem, falhas em componentes ou falhas originárias da instalação da motobomba.
Todos os testes realizados pela FAMAC são conduzidos de acordo com normas internacionais, como a ISO 9906 que estabelece procedimentos para a medição da eficiência hidráulica de bombas centrífugas, testes de estanqueidade e hidrostáticos (NBR7882), balanceamento de rotores (NBR 8008) e ainda testes nos motores para análise da resistência do isolamento, resistências das bobinas e tensão aplicada (NBR 5383 e NBR 170940).
A aplicação destas normas permite realizar um diagnóstico completo sobre o desempenho da motobomba, de forma a garantir à conformidade às especificações.
Os laboratórios da FAMAC também são parte fundamental no desenvolvimento de novos produtos e na evolução dos produtos já existentes. Em nossos laboratórios são testados os protótipos de novos modelos de motobombas antes de serem produzidos em série e colocados à venda do mercado.
Pra conhecer um pouco mais, acompanhe esse vídeo no qual a Karin e o Eduardo fazem um rápido tour e apresentam o laboratório.
Vale destacar também algo muito importante e que faz todo sentido para a FAMAC quando o assunto é sustentabilidade. Participamos do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), coordenado pelo INMETRO, que fornece informações sobre o desempenho dos produtos, considerando atributos como a eficiência energética. Participar do programa nos estimula a desenvolver produtos cada vez mais eficientes e os testes realizados em nossos laboratórios são essenciais para o alcance desse propósito.
Gostou desse artigo? Então não deixa de nos acompanhar também nas redes sociais @famacmotobombas. Vamos adorar interagir com você por lá!