Nesse post vamos descrever um pouco mais sobre o uso de bombas e motobombas nas indústrias de alimentos, química, farmacêutica e de manufatura.
(Eduardo Secco – Treinamento FAMAC)
Antes de mais nada, quando você pensa em motobomba, qual é a primeira aplicação que vem a sua mente? Seria o uso em uma casa, para bombear a água de uma cisterna, poço artesiano ou na coleta de esgoto? Ou na agricultura, para irrigação de pastos e lavouras? Por certo o uso de bombas e motobombas na construção civil, na agricultura e no saneamento é bastante comum e geralmente do que mais se lembra quando se fala sobre esse equipamento. A saber, há também diversas aplicações e usos de bombas e motobombas nas indústrias.
Nesse sentido, separamos algumas informações sobre o uso de bombas e motobombas nas indústrias alimentícia, química, farmacêutica e de manufatura. Acompanha aqui com a gente!
Motobombas na indústria de alimentos
O processamento de alimentos é o conjunto de operações necessárias para extrair o máximo potencial nutricional de um produto com redução de contaminação de qualquer espécie. Nesse processo, a qualidade e a confiabilidade dos equipamentos que transportam os alimentos desde a fábrica até o consumidor final são essenciais.
Ao mesmo tempo, a necessidade de higienização facilitada e frequente para perceber o quão importante são as bombas de água para tal finalidade.
Por certo, o bombeamento é uma maneira economicamente interessante e prática de deslocamento de matérias-primas e produtos acabados utilizados na indústria alimentícia. Esse processo pode ser utilizado tanto para produção quanto para o empacotamento e a higienização de materiais.
Em qualquer um desses casos, são usadas motobombas especialmente desenvolvidas para esse fim, tendo características construtivas particulares como o motor produzido em aço inoxidável com pintura antimicrobiana e antibacteriana.
Assim, dentre as inúmeras aplicações na indústria alimentícia destacam-se o bombeamento de água potável e outras bebidas e o bombeamento de componentes para a produção de diversos produtos como molhos, laticínios e produtos para confeitaria, por exemplo.
Motobombas nas indústrias química e farmacêutica
Primeiramente é preciso salientar que nas aplicações em indústrias químicas e farmacêuticas, as motobombas geralmente bombeiam líquidos especiais que podem reagir de diferentes formas com o material que constitui o equipamento.
Dependendo, por exemplo, se o líquido bombeado for mais ou menos ácido, os elementos que constituem a bomba poderão sofrer alterações. Nesse sentido, é preciso conhecer em detalhes o produto a ser bombeado no que tange a composição, concentração, pH, temperatura, viscosidade e densidade, para assim definir com maior propriedade o material mais indicado para a produção da motobomba.
Assim, a aplicação mais comum para bombas nas indústrias química e farmacêutica é, também, para o bombeamento de produtos. Contudo, outras aplicações específicas incluem ainda a dosagem, a mistura e o aquecimento ou o resfriamento de diversos tipos de soluções.
Motobombas na indústria de manufatura
Outro segmento de mercado que faz uso de bombas e motobombas é a indústria de manufatura. Nesse caso, as fabricantes originais do equipamento ou indústrias OEM (do original, em inglês Original Equipment Manufacturer) produzem as motobombas, que posteriormente são vendidas para as indústrias de manufatura que as usam como componentes para a fabricação de seus próprios produtos.
Certamente, para esse tipo de indústria, as bombas são utilizadas como insumo de produtos manufaturados, esses posteriormente vendidos ao varejo ou usuário final.
A saber, muitas vezes, para indústrias de manufatura de grande porte, as bombas são fabricadas pelas OEM seguindo configurações específicas, por vezes, inclusive, deixando de constar no produto a marca do fabricante.
Como exemplos, citam-se empresas como indústrias de manufatura que utilizam bombas e motobombas como componentes aquelas cujos produtos finais são:
- cabines de pintura;
- torres de refrigeração;
- máquinas de lavação industrial;
- trocadores de calor; e
- sistemas de filtragem e osmose reversa.
Devido à ampla abrangência, os tipos de bombas utilizadas são os mais diversos e com variadas características. Há casos, como mencionado anteriormente, que são fabricadas bombas especiais para atender necessidades específicas das empresas de manufatura.
E aí? Já tinha pensado nisso tudo?
Certamente isso é só uma síntese de tantas possibilidades de uso de motobombas nas indústrias!
O mais legal é que quanto mais a gente pesquisa e desenvolve produtos, mais encontramos possibilidades de uso, tanto para as motobombas fabricadas pela FAMAC quanto das marcas representadas – DAB, Espa, Homa, HCP e Hidrostal.
Por fim, agora que você conhece mais sobre o uso de bombas e motobombas nas indústrias, fique atento(a) às especificações necessárias, ao range de alcance de pressão e vazão e, mais importante de tudo, na confiabilidade do produto. Isso, claro, não será problema se você sempre optar pela FAMAC!
Para mais informações sobre bombas e motobombas, clique nos respectivos links abaixo:
Por hoje ficamos por aqui, mas aqui no blog e nas redes sociais @famacmotobombas estamos sempre compartilhando novidades e aplicações das motobombas FAMAC. Não deixe de acompanhar!