Percebeu que a motobomba não está funcionando adequadamente ou mesmo parou de funcionar? Saiba o que você pode verificar antes de chamar um assistente técnico.
(Eduardo Terres Secco – Engenharia e Vendas Técnicas)
A princípio, se você comprou um equipamento de qualidade para bombeamento de líquidos e ele foi instalado corretamente, é bem provável que ele continue funcionando por alguns anos sem maiores dificuldades.
Certamente, grande parte dos problemas de funcionamento de uma motobomba é decorrente da seleção inadequada do modelo assim como da instalação e manutenção incorretas do equipamento. Dependendo da aplicação, a especificação inadequada da motobomba e dos materiais que constituem todo sistema de bombeamento gera grandes riscos de danos ao equipamento, por vezes irreversíveis.
Partindo do pressuposto que a bomba foi dimensionada corretamente e que até então estava operando normalmente, porém deixou de fazê-lo, o que pode estar acontecendo?
Primeiramente é importante checar algumas condições simples. Assim, antes de buscar assistência, veja o que fazer:
1. Conferir a fonte de energia
Se a bomba parou de funcionar ou não está operando nos padrões esperados, pode ser um problema de energia. Antes de mais nada, veja as especificações do equipamento e garanta que ele está sendo alimentado como indicado pelo fabricante. Sobretudo não se esqueça de dar uma olhada nos fios, eles precisam estar em boas condições, sem conexões soltas. Aproveite e confira também se a corrente elétrica está realmente chegando à bomba.
Mas ATENÇÃO: se você não é habilitado para executar tal função, melhor recorrer a um profissional habilitado em elétrica para fazer essa inspeção com segurança.
2. Conferir o abastecimento de água
Talvez o problema seja falta de água. Por isso, recomenda-se sempre conferir a presença de água na tubulação que abastece a bomba ANTES de ela ser ligada, evitando assim eventuais danos ao equipamento. Esse processo de eliminação do ar existente no interior da bomba e da tubulação de sucção e o preenchimento dessas regiões com o fluído a ser bombeado, antes do acionamento da bomba é chamado de escorva.
Na maioria dos equipamentos que requerem escorva prévia (salvo as motobombas autoescorvantes). A falha no fornecimento de líquido durante o funcionamento, popularmente chamado de “trabalho a seco” pode danificar a bomba, especialmente o selo mecânico.
3. Procurar por vazamentos e obstruções
Além desses, outro problema bastante comum de mau funcionamento das bombas é a falta de pressão e vazão no ponto de operação e isso pode estar ocorrendo em função de:
- Problemas de vazamento na tubulação (instalação não estanque ou rompida);
- Obstrução da tubulação, do rotor ou do bombeador;
- Válvulas de pé, registros ou válvulas de retenção com mau funcionamento, obstruídas ou parcialmente fechadas; ou
- Entrada de ar na captação de água ou entrada de ar na tubulação de sucção.
Em suma, descarte todos esses fatores ou, em caso de encontrar algum desses problemas, imediatamente corrija-os! Dependendo do fluido que está sendo bombeado, qualquer vazamento pode ser um risco à saúde ou um grande prejuízo e precisa ser resolvido.
4. Verificar se está fazendo algum barulho fora do normal
Qualquer alteração no barulho emitido pela motobomba deve ser um alerta para problemas que podem estar ocorrendo na bomba ou no sistema de bombeamento.
Se os barulhos ocorrerem próximo ao rotor e parecerem pequenos estouros, é bem provável que seja um problema de cavitação. Isso ocorre quando a pressão com certo líquido muda, formando bolsas de ar que depois implodem. Como já falamos aqui no blog em um post anterior (clique aqui para ler), a cavitação pode causar sérios danos ao equipamento e por isso é tão importante estar atento a qualquer evidência desse tipo de problema.
Portanto, fique atento e lembre-se: um dos primeiros sinais de mau funcionamento em uma bomba é o barulho.
5. Conferir as especificações de fábrica
Mesmo que a bomba tenha estado em funcionamento, ela pode estar com baixo desempenho em função de alguma especificação de fábrica que deixou de ser atendida. Para ter certeza, confira, além do campo de operação (vazão e pressão máximas), os limites de operação:
- Do tipo de fluido bombeado;
- Da temperatura do fluido bombeado;
- Do Ph do fluido bombeado; e
- Da passagem de sólidos.
No caso das motobombas FAMAC, essas e outras especificações estão bem evidenciadas no catálogo técnico que você pode baixar no site. Para isso, basta selecionar o equipamento desejado na aba Produtos que o catálogo técnico vai ficar disponível para consulta.
Por fim, o problema de queda de desempenho ou mesmo parada de funcionamento pode ocorrer em função de desgastes excessivos e até mesmo quebra ou queima de alguma parte ou peça, seja na carcaça, no rotor, no selo mecânico e também no motor. Sobre isso, vamos trazer mais detalhes em um próximo post, combinado?
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