Sabia que nossos produtos estão ganhando mercado internacional? A exportação, especialmente para irrigação e combate a incêndio está a todo vapor por aqui.
(Ricardo Petry – Comércio Exterior FAMAC)
Uma grande vantagem que tem uma empresa quando decide começar a exportar é poder aumentar sua carteira de clientes e consequentemente a “fatia de mercado”, o tal market share que é possível que você já tenha ouvido falar sobre. Atingindo novos públicos, além de questões competitivas com concorrentes e outros players do mercado, a empresa se fortalece no mercado e estabelece a sua marca. Tal operação comercial, portanto, é uma das melhores formas de uma empresa alavancar seu crescimento.
Boa parte das empresas que iniciam seu processo de exportação tem um crescimento considerável quando comparado às empresas que não exportam. Para se ter ideia, conforme resultados divulgados pela Diretoria do Departamento de Planejamento e Inteligência Comercial do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços:
- As exportações somaram a quantia de US$ 335 bilhões no resultado da Balança Comercial Brasileira de 2022.
- Apesar de no primeiro trimestre de 2023 os preços estarem em alta, a tendência é de volumes crescentes e preços contribuindo negativamente.
- Para 2023 são esperadas exportações de US$ 325 bilhões (queda de quase 3% em relação a 2022), importações de US$ 241 bilhões e crescimento do saldo em 36,8%, atingindo US$ 84 bilhões de reais (crescimento de praticamente 37% em relação a 2022).
Porém, para que essa seja uma decisão assertiva, é preciso fazer uma boa pesquisa de mercado para ver se o produto comercializado internamente será aceito no exterior e se haverá necessidade alteração no produto final, ou seja, algum tipo de customização para atender a esse mercado.
A FAMAC sempre teve como objetivo a exportação de seus produtos, com intuito distribuir as motobombas FAMAC do Brasil para o mundo. Em 2006 a primeira venda internacional com destino à América do Sul se concretizou. Hoje, mais de 16 anos depois, temos participação importante em alguns países vizinhos.
Como exemplo, podemos destacar dois mercados nos quais já somos reconhecidos pela atuação por meio de nossos distribuidores oficiais:
- no Peru, com ênfase em produtos para sistemas para combate a incêndio; e
- no Equador com foco maior no segmento de irrigação.
Claro que começamos em ambos de uma forma tímida, porém ao longo dos anos a confiança e o volume de negócios foram aumentando gradativamente. Isso aconteceu principalmente por nossos parceiros peruanos e equatorianos terem constatado estarem trabalhando em parceria com uma empresa séria, sólida e com produtos qualificados.
Outro mercado promissor é a Colômbia, tanto que fomos participar da XXIV Agroexpo, feira de grande representatividade para a América Latina e Caribe, com mais de 600 expositores, fóruns sobre inovação e agenda acadêmica voltada para o agronegócio. A FAMAC, é claro, não podia ficar fora dessa!
E é claro que não vamos parar por aqui! Desde 2021 iniciamos a marcação CE em algumas linhas de nossos produtos almejando atender às questões de segurança, saúde e proteção ambiental específicas do mercado europeu. É lá que queremos chegar. Mas isso já é assunto para um próximo post!
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